ASCODEF Associação Comunitária de Deficientes

ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS

A Linguagem de Sinais figura, atualmente, como um importante meio de comunicação para os portadores de necessidades auditivas. A Linguagem de Sinais é um código essencialmente mímico e gestual, no qual os interlocutores exercem a comunicação não pela via da fala, mas pelo gesto com as mãos e com o próprio corpo. Tendo a entidade um número significativo de membros com dificuldades auditivas e preocupada em promover a inclusão destes no meio social, a mesma mantém em sua sede uma sala destinada para a alfabetização de alunos na Linguagem dos Sinais, também conhecida como Libras.

A cargo da professora Gabriela Finger Coser, a sala de Alfabetização em Libras conta com cerca de 12 alunos atualmente e oportuniza, assim, aos mesmos conhecer uma linguagem específica para atender a sua necessidade peculiar, bem como darem prosseguimento aos seus estudos escolares concomitantemente ao aprendizado da Linguagem de Sinais. Também contando com a ajuda da comunidade e dos órgãos públicos

do município, a escola de libras se mantém através de doações, sobretudo as de material pedagógico.

Apesar de ter sido implantada a pouco tempo na entidade, a sala de libras vem demonstrando resultados positivos e surpreendentes: alunos com dificuldades de comunicação devido a sua necessidade especial encontraram nesta linguagem uma forma de expressão que vêm sendo utilizada com muita intensidade entre os mesmos: necessidade de comunicação sendo suprida graças à Libras.

 

Veja as fotos abaixo :

 

ANJOS PARCEIROS

© Todos os direitos reservados - www.ascodef.org.br
Webprata