ASCODEF Associação Comunitária de Deficientes

Nossa História

A Associação Comunitária de Deficientes de Nova Prata teve seu início estimulado pelo movimento da Fraternidade Cristã de Deficientes, mais conhecida como FCD.

Em Nova Prata, o primeiro núcleo da FCD foi fundado em 22 de novembro de 1981, tendo como fundadores o advogado Evaldo Francisco Schneider (in memoriam), Oscar Flores Machado (in memorian), Volmar Portella Bastos, Osmar Conterno (in memoriam) e Belarminio Roque Marchesini. Desde seu início contou com a participação de vários voluntários e colaboradores, como a Irmã Orilde, Paulo Pandolfo, Maria Clara Cherubini Pandolfo, Rosa Maria Machado, Caco Zancan, Myrta Maria Cherubini entre tantos outros.

Mais tarde, sentido a necessidade de verbas especificas para a realização de projetos com maior consistência, no dia 02 de junho de 1992 foi aprovada pelos membros da FCD de Nova Prata, a criação da ASCODEF – Associação Comunitária de Deficientes para paralelamente junto à FCD desempenhar um trabalho de maior abrangência e consistência na região à qual atendia. A ASCODEF passa então a existir legalmente como uma entidade sem fins lucrativa e registrada, mas ligada ainda à FCD, com a qual ainda permanece até os dias atuais.

Não tendo uma sede própria, suas reuniões eram realizadas na sala da Igreja Matriz da cidade ou em outros locais cedidos por algumas instituições do município e contando com ajuda da Assistência Social e da Saúde da época.

Teve como primeira Presidente, Iracema Benatto (in memorian) que, com a colaboração de sua equipe diretiva, deu continuidade a elaboração de projetos voltados aos interesses de seus associados.

No dia 16 de abril de 2003, a Associação passa a contar com 155 associados com várias deficiências e uma sede fixa, cedida gentilmente pelo empresário, e presidente da Ascodef, Senhor Moacir Durli, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1136, sala 01.

Tendo uma sede fixa no centro, a Entidade para se manter, conta com ajuda de doações da comunidade em geral e mantém um “brechó”, utilizando a renda deste, para a manutenção da sede. Neste local é oferecidas aulas de Libras e Alfabetização aos seus Associados. No mesmo local a Coordenação, juntamente com a tesouraria, elaboram Projetos para captação de recursos enquanto oportunizam um local para reuniões e encontro de sua clientela.

A partir de 2004, a Entidade passou a contar com o apoio do Poder Público e de voluntários, (pessoas físicas e jurídicas), denominados, Anjos Parceiros. Conta também com o auxilio e atuação de profissionais voluntários em diversas áreas, como Fisioterapia, Massoterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Alfabetização, Alfabetização em Libras, Informática, Oficina de Artes, Educação Física, Coral, Música, Dança de Salão, Dança Tradicionalista e Teatro.

Em 2010, depois de muito estudo sobre os benefícios do método, começamos a trabalhar com a Equoterapia (terapia com utilização de um cavalo) tendo como responsável e criador da mesma, o Médico Neurocirurgião, Dr. José Torquato Severo, Mestre em Educação, Coronel da Cavalaria do Exército Brasileiro.

Em maio de 2013 a Ascodef muda sua sede, para o local denominado Praça-Cidade da Criança, onde a Ascodef e a Associação da Comunidade do bairro possui um comodato com o Poder Público por 20 anos.

Possuindo agora uma estrutura apropriada para suas atividades, a Entidade implanta também, Hidroterapia. A Ascodef torna-se um centro de atendimento nas áreas da educação, da saúde, da cultura, do bem-estar social e atendimento psicológico para seus associados e familiares.

Atualmente, após longa caminhada, a Entidade melhor estruturada fisicamente continua e amplia seus trabalhos com o auxílio voluntário de vários profissionais e da comunidade em geral. Nosso trabalho conjunto, concentra forças para apoiar humanitáriamente nossa clientela na construção da sua Auto-estima, para a valorização do diferente, do exercício pleno da cidadania e sobretudo, na busca pelo fim da exclusão social pela sociedade.

 

ANJOS PARCEIROS

© Todos os direitos reservados - www.ascodef.org.br
Webprata